Negócios Online

Negócios Online são ao mesmo tempo um grande benefício da internet e um grande desafio. Embora muitos consigam destacar-se com um êxito incrível, a verdade é que há imensas pessoas a cometerem erros básicos. Entretanto, por mais simples que um erro possa parecer ele ainda pode ser o responsável por grandes prejuízos.

Eu mesmo conheço várias pessoas que nunca conseguiram destacar-se por motivos realmente banais. E assim que viram que não conseguiriam lucros da forma que estavam a trabalhar, resolveram desistir do projeto todo. “Dói” um pouco ver que muitos erros poderiam ser corrigidos com pequenos detalhes.

Então, por esse motivo hoje decidi listar aqui, os 12 maiores erros em Negócios Online. Assim você terá a chance de mudar o rumo do seu negócio e acelerar para o sucesso.

12 maiores erros em Negócios Online

1) Negócios Online sem uma identidade visual

Não há nada que desmotive mais um possível comprador do que falta de qualidade. As pessoas sentem medo e ansiedade com questões como: “será que vou receber o meu produto?”, “Ele realmente será igual ao da foto?”. Normalmente este tipo de problema não é sentido por quem acede a um site profissional.

A identidade visual mostra, entre várias coisas, que o seu negócio tem valor. Uma empresa digital sem identidade visual não só passa um apelo bem mais fraco, mas também traz uma imagem de quem não consegue resolver o básico dos seus problemas. Se a empresa não consegue montar o próprio site, porque conseguiria entregar um bom produto?

Assim pensam as maiorias dos clientes no seu subconsciente. Quanto mais você entender a mente humana, mais você terá chances de colher decisões.

 

2) Negócios Online sem Redes Sociais

Não sei o que poderia ser pior, um Negócio Online sem conteúdo ou sem redes sociais. Entenda que quando todos falam (inclusive eu) sobre a importância do Facebook, Instagram Marketing e semelhantes não é sem motivo. As redes sociais são ferramentas incríveis para se criarem públicos.

Entenda que não é só de SEO que vive um empreendedor. Você precisa de entregar conteúdo e divulgar de todas as formas possíveis. Às vezes isso precisa de ser consumido de maneira mais rápida, como através de uma foto no Instagram.

A vantagem dos impulsionamentos (anúncios), permite que com alguns “trocos”, a sua publicação chegue às pessoas certas na hora certa.

3) Crie metas plausíveis

Muitos chegam com bastante “sede ao pote”, mas esta é realmente uma péssima ideia. Quando você se está a preocupar demais em ficar rico rapidamente, você acaba por esquecer que precisa de crescer em pequenos aspectos. Sendo assim, é ideal que a sua estratégia reflita um mundo real onde você consegue alcançar o que se propõe.

Quando você fracassa, muito provavelmente vai encontrar uma sensação bastante ruim. Por mais que se julgue disciplinado, o melhor que vai acontecer é isso não o afetar muito. Então não seria mais inteligente e satisfatório, estar sempre a alcançar tudo a que você se propôs?

As suas metas, claro, não devem ser tão fáceis que possam realmente ser medíocres. Também não devem ser difíceis demais!

Para atingir um bom equilíbrio o ideal é que você trace um plano de um ano e estipular onde é que quer chegar passado esse ano. Mas seja realista!

Depois trate de dividir essa meta em trimestres, assim você já consegue ter uma ideia mais abrangente do que precisa ser implementado. Só então, começa a traçar as metas mensais dividindo os trimestres.

Só que um mês ainda é muito tempo. Fatie o mês em quinzenas, semanas e dias. Há ainda quem queira dividir as tarefas e alvos do dia, não sou contra e quanto mais específico, melhor.

2 12 - Conheça os 12 Maiores Erros Cometidos em Negócios Online
Negócios Online – 12 erros mais comuns

4) Não trabalhar o conteúdo de forma envolvente

Muitos só se preocupam com a venda. Estão vidrados em fazer um bom lucro, que criam textos completamente vazios e esperam que algum dia cheguem resultados. Mas não poderia haver atitude mais infantil do que esta quando se fala em relação a ter um público fiel e engajado.

Muitos confundem a ideia de um projeto curto para se vender um produto, fazer o seu dinheiro e nunca mais voltar com um negócio online, que será a sua independência financeira. Se você quer realmente ter bons resultados, vai precisar criar um conteúdo que prenda os seus seguidores.

Se você por exemplo, está a escrever artigos para blog, entenda que SEO não é tudo. Embora uma posição orgânica nos primeiros lugares de uma busca no Google seja algo excelente, você ainda assim, vai precisar que as pessoas leiam o que você escreveu.

Mais do que isso, você precisa de criar um bom conteúdo para que o seu público atual se sinta motivado para partilhar com outras pessoas. Não há nada melhor do que ter resultados sem ter pago diretamente por eles.

5) Não criar um planeamento de conteúdo

Fica muito difícil escrever algo sem ter feito um bom estudo de palavras-chave ou temas. O normal é que se perca tempo demais com assuntos triviais enquanto o essencial é deixado de lado. Entenda que para os Negócios Digitais o conteúdo é o rei que conquista o seu cliente.

Sem conteúdo bem planeado e otimizado, você não vai longe. Então crie uma pauta, estude-a, leia bastante sobre o tema e revise o texto antes de o publicar. Se você criar um conteúdo fraco vai ter péssimas leads, e consequentemente vai gastar dinheiro sem ter resultados nas suas campanhas.

4 11 - Conheça os 12 Maiores Erros Cometidos em Negócios Online

6) Ignorar o WhatsApp Marketing

Normalmente a maioria das pessoas que criam um Negócio Online, preocupam-se apenas com o e-mail marketing. Mas seja sincero, quantas vezes você eliminou um e-mail sem sequer o abrir? Agora, quantas vezes você ignorou uma mensagem de WhatsApp?

Com certeza as proporções são bem diferentes. Então quando for capturar as suas leads, lembre-se de conseguir também o contato da pessoa. Quem sabe a sua lista de transmissão de mensagens e/ou grupos criados, não geram mais vendas do que o seu blog e redes sociais em conjunto?

7) Negócios online com produtos muito caros

Infelizmente há imensas pessoas que olham diretamente para a comissão que vão ganhar, quando decidem escolher um produto para vender. Mas não caia nessa armadilha! Pode ser sim, que o que você escolheu seja caro, mas tenha valor e poder comercial para concretizar a venda.

Porém, normalmente quando o preço vai acima de 200 euros (para infoprodutos), é bem provável que não seja algo que se venda facilmente (falando genericamente, obviamente). Numa fase inicial, poderá ser mais interessante, escolher produtos mais baratos quando decide começar a sua jornada empreendedora.

Uma das estratégias, é começar com um produto mais baixo e depois ir fazendo up sell, com produtos de valor mais alto.
Claro que você vai testando o seu público-alvo e conforme vai gerando leads e seguidores, eles vão ajudá-lo a tomar decisões ao longo de todo o processo. Nunca vai perder a utilidade de um contato que já lhe fez uma compra.

8) Não usar técnicas de CopyWriting

CopyWriting é o nome que se dá a um texto que tem o propósito de vender algo. Às vezes esse propósito é ligeiramente escondido e misturado  num texto informativo que vai aos poucos mostrando a sua intenção. Neste caso chamamos de Advertorial, algo também excelente.

Uma Copy (o resultado de um copywriting) é um texto que aplica diversas técnicas que procuram seduzir o leitor à compra do produto. Isto pode ser feito através de gatilhos mentais, por exemplo. Se você ainda não conhece este tema, estamos a falar de palavras que geram ações involuntárias.

Se você estiver a andar numa rua e se deparar com um tigre com certeza não vai ficar a perder tempo a questionar como aquele animal foi parar ali. Mas vai imediatamente correr ou esconder-se e só depois de livre de perigo, é que tenta raciocinar algo.

Você viu um perigo e defendeu-se, mesmo que não tenha tido tempo para pensar. Com gatilhos mentais é a mesma coisa. Há uma sequência de palavras que gera uma sensação e reação rápidas. Como por exemplo um gatilho de urgência, onde você passa a tomar a atitude sem pensar só porque não gosta de perder oportunidades.

7 2 - Conheça os 12 Maiores Erros Cometidos em Negócios Online

9) Exagerar no CopyWriting

Por outro lado muitos erram ao exagerar na quantidade de técnicas de venda. Se você criar textos ou publicações com o único objetivo de vender algo, muito provavelmente vai acabar por cansar os seus seguidores. Ninguém vai ficar a perder tempo a ler um texto que claramente não quer informar nada… apenas vender.

Então lembre-se que ter um bom conteúdo é a base da maioria dos Negócios Online de sucesso (se não todos). Crie publicações bem robustas e interessantes e deixe o CopyWriting mais para os processos do funil de vendas.

10) Não ter horário para publicar os seus conteúdos

Acredite ou não, muitos dos seus seguidores querem saber quando é que irá publicar algo novo. Seja uma imagem, seja um artigo ou vídeo. Quando você começa a produzir com qualidade, você passar a vender e a engajar muito mais. Então será importante dar uma notificação para o seu público saber de que algo novo está a chegar.

Às vezes poderá ser interessante criar uma publicação de última hora, que envolva uma notícia. Mas isso não deverá excluir a sua agenda de publicações.
Então seus seguidores devem esperar que dia x da semana às xx horas haverá algo para eles visualizarem, ouvirem ou lerem.

Isso também o ajuda a melhorar a qualidade do conteúdo em si. Já que agora você terá horários fixos e prazos para cumprir. Automaticamente você entra numa rotina que lhe traz disciplina e outros ótimos resultados.

6 2 - Conheça os 12 Maiores Erros Cometidos em Negócios Online

11) Não utilizar tráfego pago

Então, infelizmente muitos dos que procuram fazer altos rendimentos em empreendimentos digitais, acabam por se esquecer de que muito provavelmente as pessoas não sabem que ele existe. Afinal de contas, como é que alguém do outro lado do país ou do mundo, vai saber que você iniciou um site ou blog?

Sendo assim, é extremamente necessário que comece a investir em tráfego pago. Primeiro porque ele em si é bastante rápido e eficaz e vai permitir que faça algumas vendas e recolha várias leads. Mas um outro ponto bastante interessante, é a possibilidade de melhorar a sua pontuação com SEO.

O Google entende que se várias pessoas estão a aceder ao seu site é porque ele é de alguma maneira importante. Logo é bem normal que você salte várias posições na busca deste modo. Mas não se engane que por si só, isso já resolve todos os problemas.

É sempre levado em conta o número de ações que o seu site recebe e o tempo que a pessoa ficou a navegar. Sendo assim, é extremamente importante que haja um conteúdo de qualidade à espera do usuário. Isto garante a interação e imersão da pessoa.

12) Não se atualizar

Negócios Online são o ápice da tecnologia e comunicação modernas. Se você deixa o tempo passar, com certeza ficará para trás. Afinal de contas, estamos num mundo que se atualiza a uma velocidade incrível todos os dias. Quanto mais você estudar, mais à frente você estará da sua concorrência.

Então tente, pelo menos, três vezes por semana dedicar 30 minutos para estudar sobre o tema. Seja a ler artigos aqui do blog ou livros, a ver os meus vídeos no YouTube ou outros, você irá acabar por beneficiar imenso desse tempo dedica a estudar.

3 12 - Conheça os 12 Maiores Erros Cometidos em Negócios Online

Conclusão sobre Negócios Online

Ter Negócios Online vai exigir sempre de si uma dedicação extra. Às vezes será necessário fazer auditorias de SEO e correção de conteúdos. Porém, muitos dos problemas estão focados na estratégia. Quando você não sabe para onde ir, qualquer lugar está bom, como diria o gato de Alice no País das Maravilhas.

Se você quer ter sucesso precisa de elaborar uma estratégia antes de começar. Só assim será possível atingir resultados importantes e duradouros. Tudo vai depender do quanto você está comprometido com o seu projeto.

Mas claro que se se atualizar em novas técnicas, será também um ato completamente necessário para se obter resultados. Então sempre que possível, aceda ao meu blog para receber mais dicas e conteúdos. E se ainda não baixou o meu ebook com 7 passos para criar um negócio online, aproveite em quanto está completamente grátis.

Clique Aqui agora e conheça os passos fundamentais.

Então qualquer outra dúvida que você possa ter é só entrar em contato comigo através dos comentários. Assim que for possível eu respondo com as soluções mais adequadas.

Um forte abraço e muito sucesso!

Read previous post:
ganhar dinheiro na internet
Ganhar dinheiro na internet é possível? – Guia Completo!

Close