ferramentas de live stream

Ferramentas de Live Stream são essenciais para quem está empenhado em algum empreendimento digital. Muitas pessoas passam a focar na construção de conteúdo, mas a verdade é que nem sempre estão preparadas para escolher a melhor forma para difundir as suas mensagens. Por esse motivo, decidi listar 11 Ferramentas de Live Stream que vão ser essenciais para o seu trabalho.

Entretanto gostaria de ir além e ao concluir fazer uma escolha de qual seria a ferramentas com mais vantagens. Aviso desde já, que este é um artigo que não contem dicas para se fazerem Lives em si. Para esse efeito tenho outro artigo sobre Live Stream que você pode conferir aqui.

Então é isso, vamos lá?

11 ferramentas de Live Stream

8 - Ferramentas de Live Stream - Qual a melhor para o seu negócio digital?

1 – Castr

Primeiro, gostaria de começar com o que é a minha ferramenta de trabalho atual. A Castr é uma das ferramentas mais bem trabalhadas do mercado com um suporte de acesso bastante rápido. Com ela não é só possível criar uma Live Stream de qualidade, mas também reproduzi-las em outras dezenas de plataformas.

É o instrumento perfeito para quem já está estabelecido em todas as redes sociais existentes no mercado. Um bom uso da ferramenta é feito por pessoas que estão preocupadas em criar tutoriais que servem para aquecer leads. E como possuem seguidores em todo lugar, conseguem atingi-los usando uma só ferramenta.

Com ela você tem suporte para todas as redes sociais atuais. Como por exemplo o Youtube, Facebook, Vimeo, Twitch e até mesmo Mixer e Periscope.

O preço é extremamente acessível e você ainda conta com vantagens como Bitrate ilimitado, gravação do conteúdo na nuvem e RTMP personalizado gratuitamente. Há a possibilidade de se desenvolver funções através de APIs e sobreposição de bate-papo.

Não minto quando digo que esta é literalmente a ferramenta mais completa em serviços de transmissão de vídeo. Ainda mais porque a qualidade retransmitida é exatamente igual à enviada. Sem gerar nenhum tipo de atraso que vá interferir na experiência do seu cliente.

Poderá aceder à página oficial da Castr e conhecer mais em detalhe, clicando aqui.

2 10 - Ferramentas de Live Stream - Qual a melhor para o seu negócio digital?

2 – OBS Studio

OBS Studio é um software de código aberto mantida pela OBS Project. Temos aqui uma ferramenta que é gratuita, mas que possui algumas limitações básicas. Ainda assim ela cumpre um papel interessante para aqueles que procuram qualidade nos seus empreendimentos.

É possível inserir cenas e fontes para que sejam utilizadas no momento em que você esteja a fazer a transmissão. A cobertura de plataformas também é bastante ampla. Normalmente o serviço é utilizado para transmitir para Facebook ou então Twitch.

Entretanto ainda estamos a falar de um serviço que pode trazer transmissões lentas e comprometidas, mesmo que o seu computador e equipamentos sejam de qualidade.

Como é um produto de código aberto, o suporte fica por conta de pessoas voluntárias. Então “não existe” exatamente alguém a quem você possa reclamar se algo der errado. É verdade que a comunidade é bem engajada e traz soluções numa boa velocidade. Mas você fica sem nenhuma garantia e não sabe se realmente vai ser desapontado.

Poderá aceder à página oficial do OBS Studio e conhecer mais em detalhe, clicando aqui.

7 - Ferramentas de Live Stream - Qual a melhor para o seu negócio digital?

3 – Ciclano

A Ciclano é uma das maiores plataformas pagas direcionadas para a criação de canais online. Algumas empresas grandes e até mesmo canais de televisão utilizam o serviço constantemente, já que ele possui suporte para que você agende as suas transmissões e programações.

O sistema possui suporte para praticamente todas as redes sociais disponíveis. Desde o seu menor pacote é possível criar um número ilimitados de lives com recursos bastante simples. Na verdade as funções são mais limitadas para escalar vídeos em horários pré-agendados.

Assim você mesmo teria que criar os efeitos. A única vantagem em questão de recursos seria a possibilidade de se trabalhar com vendas durante um Webinar, que pode ser uma evolução para vários sistemas básicos do assunto.

Mas se você não está preocupado em criar uma Web Rádio ou mesmo um canal com 24 horas de programação este pode ser um “tiro de canhão para tentar matar uma andorinha”. Sendo que alguns planos podem atingir o valor de quase 100 euros mensais.

Poderá aceder à página oficial do Ciclano e conhecer mais em detalhe, clicando aqui.

6 - Ferramentas de Live Stream - Qual a melhor para o seu negócio digital?

4 – Restream

A Restream é sim uma plataforma de respeito com suporte para até 30 plataformas diferentes. Um bom diferencial é que ela oferece um plano gratuito para você poder testar.

Mas admito que as coisas vão parando por aí. São poucos os recursos disponibilizados para facilitar a comunicação ou então criar efeitos. Se você deseja fazer só uma live simples, tudo bem, mas entretanto existem ferramentas de live stream muito menos limitadas e bem mais baratas!

Os planos podem atingir valores mensais de até 399 dólares. Porém é possível atingir a maioria dos seus objetivos contratando uma versão básica por 49 dólares por mês. Não é o preço mais barato, mas também não é nem de perto o preço mais caro desta lista.

Se bem que cada cêntimo economizado com este propósito sem perder a qualidade do objetivo pode ser reinvestido em impulsionamentos e marketing. Então é crucial que você faça boas escolhas ao selecionar as suas plataformas e ferramentas.

Poderá aceder à página oficial do Restream e conhecer mais em detalhe, clicando aqui.

3 10 - Ferramentas de Live Stream - Qual a melhor para o seu negócio digital?

5 – BeLive

Esta é uma ferramenta bastante simples para todos os que desejam fazer as suas transmissões ao vivo pelo Facebook. Infelizmente este é o único destino final contemplado pela plataforma, que também possui recursos um pouco limitados se comparada a outros serviços semelhantes listados aqui.

É possível por exemplo inserir o seu logotipo em algum local predeterminado do vídeo além de compartilhar fotos e telas. A ferramenta oferece uma opção de teste com 14 dias grátis sem a necessidade de inserir um cartão de crédito.

Os planos variam no pagamento mensal de 20 a 1000 dólares. Mas como eu disse não há uma quantidade de funcionalidades que justifique este preço. Compensa neste caso até mesmo utilizar versões open source como o OBS Studio se compararmos uma com a outra.

Poderá aceder à página oficial do BeLive e conhecer mais em detalhe, clicando aqui.

6 – CrowdCast

Esta é uma solução digital que lhe permite fazer streams com várias pessoas ao mesmo tempo. É excelente para quem deseja entrevistar alguém ou então possui mais pessoas na equipa que não podem participar no mesmo local. As funcionalidades são interessantes, mas ligeiramente limitadas.

A ideia principal é transmitir na mesma plataforma, entretanto é possível retransmitir com bastante qualidade em qualquer outra plataforma disponível no mercado, seja Facebook, Periscope, Twitch ou qualquer outra.

O suporte normalmente é por e-mail, e por esse motivo é um pouco arriscado fazer testes à última da hora, pois podem surgir imprevistos e depois não terá as respostas atempadamente.
No geral você fica com tudo o que precisa num só lugar.

A plataforma também contempla um período gratuito de testes até duas semanas. Mas os seus valores não são nada acessíveis para iniciantes. Tendo uma quantidade decente por mês para se transmitir em pacotes que atingem quase o valor de 200 dólares mensais.

Poderá aceder à página oficial do CrowdCast e conhecer mais em detalhe, clicando aqui.

5 10 - Ferramentas de Live Stream - Qual a melhor para o seu negócio digital?

7 – Wirecast

O Wirecast também é uma das ferramentas de Live Stream mais completa à sua disposição. Com ela é possível fazer tanto transmissões ao vivo, como também editar os vídeos com recursos profissionais e enviar depois.

Mas definitivamente estamos a falar de uma ferramenta que não deixa a desejar e tem um suporte incrível. Alguns pacotes vêm ainda com meio milhão de recursos de midia que podem ser incluídos no seu vídeo. Além de poder transmitir para todos os meios possíveis.

A plataforma é bastante intuitiva e não dá trabalho aprender a mexer, mas definitivamente um bom estudo prévio será uma boa opção. Quando você consegue atingir os resultados que procura é bastante satisfatório.

O único problema, que muitos consideram vantagem, é que estamos a falar de um programa pago. Mesmo que exista uma avaliação gratuita de 30 dias você vai precisar colocar a mão na carteira em algum momento.

Uma licença que lhe permita fazer o que quiser vai-lhe custar cerca de 450 dólares. Embora o valor seja elevado estamos a falar de uma licença que só precisa ser comprada uma única vez. Isso garante também um ano de suporte gratuito. Após o prazo ultrapassado, os novos recursos ao suporte serão cobrados à parte.

Poderá aceder à página oficial da Wirecast e conhecer mais em detalhe, clicando aqui.

9 - Ferramentas de Live Stream - Qual a melhor para o seu negócio digital?

8 – Live Leap

Aqui encontramos uma ferramenta totalmente voltada para o Facebook Live. O seu objetivo principal é facilitar a transmissão ao mesmo tempo que avisa todos os seguidores de outras plataformas de que você está no ar.

Poderá transmitir em simultâneo, dentro do Facebook, para Páginas, Perfis e Grupos e assim aumentar muito a sua audiência.

É possível também configurar alertas através de e-mails e SMS. Tudo de uma maneira bastante intuitiva e fácil. Há a possibilidade de se fazer um teste no valor de 1 dólar por 7 dias com funcionalidades limitadas, mas os outros pacotes são acessíveis, sendo o mais caro de 49 dólares.

Poderá aceder à página oficial do Live Leap e conhecer mais em detalhe, clicando aqui.

9 – Reflector 2

Este aplicativo é mais um suporte para quem deseja transmitir a tela do próprio telemóvel durante uma live. Com ele é possível simplesmente espelhar o conteúdo como se fosse parte da sua câmera.

Em si ele não tem como servir de transmissor para redes sociais. Mas achei interessante mencionar já que muitas vezes este recurso não está incluído nas plataformas e você precisa mesmo assim arranjar uma solução.

Poderá aceder à página oficial do Reflector 2 e conhecer mais em detalhe, clicando aqui.

10 – Dacast

Esta é uma ferramenta bastante robusta para quem quer criar lives de vídeos em todos os formatos possíveis. Ela possui suporte 24 horas por dia e 7 dias por semana, mas o serviço em si é de tamanha qualidade que o máximo que você provavelmente vai precisar é tirar alguma dúvida.

O problema, que para alguns é uma ótima solução, é que este serviço é integrado para funcionar direto em HTML 5. Ou seja, você não vai conseguir enviar o seu vídeo através de redes sociais, embora consiga colocá-lo em praticamente qualquer site para rodar em qualquer dispositivo existente.

Você consegue editar o seu vídeo e ter uma transmissão Full HD de 1080, tranquilamente. A plataforma permite uma transmissão de qualidade e um período de teste gratuito. Mas você não vai ficar feliz quando tiver que pagar a conta. O plano mais barato fica por cerca de 165 dólares por mês com a obrigação de contratar pelo menos 3 meses, pois os packs minímos são trimestrais.

Esta é uma solução recomendada para quem quer realmente criar streaming de grandes eventos ou então quer ter uma qualidade segura e impecável, quanto já está consolidado no mercado. Quem ainda acha que pode esperar e crescer um pouco mais, vai perceber que ainda não é a hora de contratar um serviço assim.

Poderá aceder à página oficial da Dacast e conhecer mais em detalhe, clicando aqui.

11 – Livestream Studio

Em último lugar temos uma ferramenta criada pelo grande serviço de streaming Vimeo. A Livestream Studio tem funcionalidades bastante interessantes e trazem efeitos muito positivos para quem procura uma experiência genuína.

Com ela é possível fazer a sua transmissão desde o início usando efeitos de chromakeys com câmeras e equipamentos de todos os tipos. A ferramenta também permite criar efeitos de imagem sobre vídeo e alguns recursos multimídia bastante interessantes.

O número de possibilidades de destinos finais também é bastante, contendo por exemplo o Facebook Live, Periscope, Twitch, Akamai, Wowza, Adobe Media Server, ZX e RTMP.

Todo o sistema possui suporte para imagens de 4k e uma equipa pronta para responder e solucionar os seus problemas. Mas existe uma dificuldade em se adquirir. Estamos a falar de uma ferramenta um pouquinho mais cara que o habitual.

O plano mais barato sai por 75 dólares mensais sem todas as funcionalidades. Por esse valor, repare que praticamente consegue um ano de serviços do Castr. A qualidade é inquestionável, porém outras ferramentas de live stream também trazem todos esses benefícios por um preço bem mais acessível.

Poderá aceder à página oficial da Livestream Studio e conhecer mais em detalhe, clicando aqui.

Qual a melhor das 11 ferramentas de Live Stream?

De todas as ferramentas aqui listadas, foi difícil escolher a melhor. Cada uma delas possuem os seus benefícios e destaques. Mas eu prometi uma que ficaria em foco e acabei levando em conta alguns fatores como número de plataformas disponíveis, preço, funcionalidades, qualidade e velocidade de transmissão.

No final de tudo, percebi claramente que a melhor opção será a Castr. Esta ferramenta já tinha sido provada como uma das mais competentes do mercado. A qualidade que eu já aprovo, com certeza é um dos fatores fundamentais. Veja abaixo as plataformas suportadas pela ferramenta.

Paulo Matos Castr - Ferramentas de Live Stream - Qual a melhor para o seu negócio digital?

Disponibiliza sem dúvida, muitas plataformas e a um preço muito acessível!
Se você deseja criar conteúdos de qualidade com real engajamento dos seus seguidores através da Castr, então aproveite as condições especiais que partilho consigo neste link para melhorar o seu negócio digital.

Espero ter sido útil e que este artigo o possa ajudar. Qualquer dúvida pode comentar abaixo e eu respondo com a maior brevidade possível.

Um forte abraço e muito sucesso para si!

Read previous post:
empreendedorismo
Empreendedorismo – 7 dicas que o transformarão no próximo magnata digital

Close