live

Live Stream é um recurso cada vez mais utilizado por produtores de conteúdos. Você pode ver que os principais influencers da atualidade possuem streams com dia e hora marcadas e assim conseguem arrebatar dezenas de milhares de espectadores ao mesmo tempo.

Quem viveu a internet dos anos 90 jamais imaginaria a possibilidade de uma tecnologia tão poderosa. Mas o fato é que ela está aí e tem sido um grande diferencial. Então hoje irei partilhar consigo, como fazer o Live perfeito para impulsionar o seu negócio digital. Está preparado?

Antes de começar, apenas gostaria novamente de lhe recomendar a baixar o meu ebook digital, totalmente gratuito sobre os 7 passos para criar o seu negócio digital. Basta clicar neste link e inserir os seus dados.

Porquê fazer um Live Stream?

Primeiro por que é uma espécie de conteúdo que gera um engajamento muito forte com todos os seus seguidores. Dificilmente alguém que participa no live vai sair sem deixar pelo menos um comentário ou um “like”. Assim você consegue mostrar que gosta de se relacionar com quem consome os seus conteúdos. Um resultado rápido é um número crescente nas suas outras atividades.

Mas também existe um fator bastante interessante de alguns tipos de live que são a possibilidade de patrocínios. Então conforme vai seguindo o vídeo, você pode ser pago para responder a perguntas ou mesmo ler o comentário da pessoa ao vivo.

De fato é um conteúdo também muito fácil de se digerir e criar, já que não há a necessidade de se editar nada. As pessoas costumam entender que erros acontecem e você não precisa de ficar muito preocupado em deixar tudo perfeito.

5 1 - Live Stream - Como criar um vídeo ao vivo perfeito [5 Passos]

Live Stream Perfeito – 5 Passos

Fazer um Live Stream perfeito vai com certeza custar-lhe algum tempo de preparação. Vou deixar-lhe abaixo os principais passos para o deixar no caminho certo.

Tudo aqui é extremamente importante, não foi colocado à toa, então por favor, leve-os em consideração. Assim você vai ver os seus seguidores aumentando em número e as suas vendas sendo mais recorrentes.

1 – Crie um roteiro

Estamos a falar de um conteúdo ao vivo, mas de jeito nenhum significa um conteúdo desleixado. Quanto mais você ignora uma pauta, mais a sua live fica confusa e sem graça.

Tenha um roteiro pré definido e faça um pequeno ensaio antes de começar. Obviamente não estou a dizer para você ficar a ler um papel enquanto fala, mas tente ao menos deixar um mapa mental do que deve ser abordado. Coloque-o numa região visível para si, porém invisível à câmera.

Prepare-se para que o assunto esteja bem resumido na sua cabeça, afinal de contas muitos podem fazer-lhe perguntas complexas sobre o tema. Dar uma resposta ruim ou parecer não conhecer o assunto é realmente preocupante para a sua imagem.

3 1 - Live Stream - Como criar um vídeo ao vivo perfeito [5 Passos]

2 – Data e hora marcadas

Muitas pessoas não têm o tempo livre que gostariam de ter, e entre os seus compromissos mais importantes e a sua streaming, pode ter a certeza que você não será a escolha principal.

Assim existe a necessidade latente de você colocar previamente um dia e um horário definidos para começar a fazer as suas lives. Desta forma, as pessoas podem programar-se e não se sentem traídas por não serem avisadas.

Você aumenta o número de visualizadores e ainda permite que eles consigam avisar amigos e outras pessoas para participar, que talvez não conheçam o seu trabalho. Deste modo, todos saiem a ganhar, principalmente você!

3 – Deixe o ambiente e você arrumados

Ninguém merece ver a “bagunça” do seu quarto ou escritório! Tenha a decência de preparar o ambiente que será transmitido, como se você fosse receber cada pessoa naquele local.

Deixar um aspecto desorganizado influencia diretamente na sua apresentação como profissional. Se você quer realmente ser levado a sério, vista roupa adequada e pelo menos a área visível do vídeo organizada, mostrando um bom cenário.

4 1 - Live Stream - Como criar um vídeo ao vivo perfeito [5 Passos]

4 – Tenha o material adequado

Não é que você precise de um estúdio profissional em casa, mas é necessário que tenha o mínimo de equipamento para ser entendido. Às vezes o problema é a câmera e a sua péssima qualidade, embora isto normalmente não seja tão importante se o conteúdo for bom (obviamente mantendo parâmetros mínimos).

Porém, duas coisas que não podem faltar é uma conexão de qualidade, que evite bloqueios da tela durante a transmissão e um microfone de qualidade. A não ser que você esteja a fazer uma apresentação de dança, a parte visível nunca vai ser tão importante quanto o áudio.

Se os seus seguidores não o ouvem, você vai ter uma desistência em massa da transmissão. Faça testes e veja se está tudo ok antes de iniciar.

5 – Faça a sua Live Stream no maior número de plataformas possível

Nem todos utilizam todas as redes sociais, então tenha em mente sempre deixar a sua live disponível no maior número de meios possíveis. Deste modo você alcança mais seguidores e ganha mais interações. Ao mesmo tempo fortalece várias plataformas.

Entenda que você não precisa criar uma live para cada plataforma, hoje existem soluções digitais para cada situação.

2 1 - Live Stream - Como criar um vídeo ao vivo perfeito [5 Passos]

Qual a melhor ferramenta para Livre Stream?

Um problema geral para a maioria dos influencers e criadores de conteúdo, seja para marketing de afiliados ou qualquer outro propósito, é ter que marcar horários diferentes para cada plataforma.

Mas este problema tem sido contornado com a ajuda de um aplicativo bastante interessante chamado Castr.io.

Estamos a falar aqui de uma funcionalidade incrível, que lhe permite fazer a mesma live em quase todas as plataformas com opções de streaming ao mesmo tempo. Já pensou na praticidade de alcançar os seus seguidores em qualquer lugar sem precisar de separar um horário para cada rede social?

A plataforma é bastante intuitiva e conta com vários planos de pagamento que com certeza cabem no seu bolso. Poderá transmitir em simultâneo para o Facebook e para o Youtube, por exemplo. Na verdade, o castr.io suporta dezenas de plataformas, para que você possa transmitir em simultâneo, com planos extremamente acessíveis e com mais recursos que facilitam e muito o seu negócio se comparado com outros aplicativos. Assim você pode expandir a uma velocidade ainda maior, com as suas transmissões.

Para que consiga o melhor desconto possível eu recomendo que você clique neste link.

E por hoje é só. Quaisquer dúvidas que você ainda possa ter sobre o assunto podem ser tiradas connosco na página de contacto ou aqui mesmo nos comentários. Assim podemos comunicar-nos de uma maneira mais pessoal e interativa.

Entretanto não se esqueça também de deixar as suas sugestões para conteúdos que você deseja ver por aqui, ok?

Desejo-lhe imenso sucesso!
Forte abraço!

Read previous post:
ferramenta de e-mail marketing
3 Ferramentas de E-mail Marketing – Qual a melhor?

Close