Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é um termo bastante usado no meio educacional para quem está a começar como afiliado digital. Mas será mesmo, esta uma estratégia que traz resultados? Hoje você vai aprender tudo o que precisa de saber sobre Marketing de Conteúdo e terá dicas incríveis para conseguir melhorar as suas vendas.

Sendo assim, vou listar abaixo as vantagens e os tutoriais para criar uma boa estrutura. Isto é o que tem feito a diferença na maioria dos negócios digitais da atualidade. A própria estrutura do Funil de Vendas baseia-se neste conceito. Então vamos de seguida para o conteúdo…

5 14 - Marketing de Conteúdo - Tudo o que você precisa saber para vender mais
Marketing de Conteúdo – Uma forma robusta de se obter resultados no longo prazo

O que é Marketing de Conteúdo?

De certa forma, esta é uma modalidade bastante interessante que deriva do Marketing Digital. Ou também podemos dizer que ele está incluído numa forma de Marketing que usa sites e redes sociais como base. O próprio Marketing de Redes Sociais é um sub-nicho do Marketing de Conteúdo assim como ele é do Marketing Digital em si.

A ideia por de trás dele, é atrair pessoas pelo chamado Inbound Marketing, onde o cliente acha o seu Negócio Online através de um conteúdo que atenda a uma dúvida ou necessidade. Quantas vezes você já não fez uma pergunta para o Google?

É através desta modalidade de marketing que você consegue mostrar para o Google que está empenhado em ajudar os seus leitores. Assim fica muito mais fácil conseguir a aprovação e ter as suas páginas colocadas no primeiro lugar das buscas.

De forma resumida, Marketing de Conteúdo significa criar materiais excelentes para atrair potenciais clientes. Através destes materiais, responder a perguntas e solucionar problemas comuns do seu nicho e sub-nicho de mercado, gerando leads e fazendo vendas de uma forma menos agressiva e mais engajadora.

3 14 - Marketing de Conteúdo - Tudo o que você precisa saber para vender mais
Utilize os seus conteúdos para vender mais, atrair mais clientes e ter mais resultados

Tipos de Conteúdo

O que então pode ser considerado um conteúdo? Acredite você ou não, mas conteúdos podem ser desde um simples tweet até um vídeo de uma aula num Webinar. Tudo o que você entrega para o seu público-alvo, procurando atrair leads e gerar ações por si só já é um conteúdo.

Mas existem algumas estruturas básicas que se repetem e eu vou explicar-lhe de seguida.

1 – Artigo de Blog

Este é a forma de conteúdo mais comum para quem trabalha com este tipo de Marketing. Muitos dizem que os blogs morreram e que hoje ninguém mais procura este tipo de site, mas a verdade é que essas pessoas nunca fizeram ideia do que é um blog.

Um blog é muito mais do que um diário pessoal online. Ele é uma fonte de informação que se atualiza rapidamente. Embora se use muito os conteúdos Evergreen (artigos sobre temas gerais que não precisam de atualização), a verdade é que há sempre a necessidade de conteúdos novos sobre questões e descobertas recentes.

Nada disso é feito sem bastante estudo do assunto e fontes de consulta. Então podemos dizer que um blog é sim uma ferramenta poderosa.

2 – Publicações em Redes Sociais

Como eu falei ali atrás, as publicações nas redes sociais também podem ser consideradas como conteúdos. Desde um simples Tweet que informa algo novo ou traz uma piada, até mesmo um pequeno vídeo publicado no Facebook.

Há uma série de vantagens ao incluir as redes sociais como parte do seu Marketing de Conteúdo. Primeiramente estamos a falar de plataformas gratuitas onde você pode criar conteúdo de uma forma rápida, organizada e bonita.

Mas não podemos esquecer-nos do poder da criação de um público. Assim que você consegue um número considerável de seguidores é possível fazer campanhas gigantescas por valores bastante reduzidos.

Imagine só conseguir atingir de 100 mil a 1 milhão de pessoas sem pagar um centavo por isso. O quanto é que uma campanha gratuita destas não rende? E imagine só os resultados de se investir forte com tráfego pago também!

Muitos conseguem colher esses resultados graças às redes sociais. Claro que não vem do dia para a noite, mas o fato é que dificilmente você perde seguidores, pois a tendência é crescer sempre.

3 – Vídeos no YouTube

Se uma imagem vale mais do que 1000 palavras imagine um vídeo… O YouTube é uma plataforma que realmente transformou todo o sistema de distribuição de conteúdo e ensino. Quem nunca seguiu um tutorial e resolveu um problema corriqueiro?

Logo você não pode ignorar uma oportunidade tão interessante de engajar o seu público. A vantagem do vídeo é que ele possui uma assimilação muito mais fácil e rápida do que um conteúdo escrito. Organicamente ele acaba por ter muito mais poder de persuasão do que outras mídias.

Muitos conseguem entregar os seus links de afiliados de uma maneira bastante fácil na descrição do vídeo, o que torna possível fazer dinheiro usando somente a plataforma.

6 4 - Marketing de Conteúdo - Tudo o que você precisa saber para vender mais
Marketing de Conteúdo – Use a sua criatividade para vender mais

Vantagens Principais

Você vai poder tirar muitas vantagens do Marketing de Afiliados. Cada uma pode ser alcançada também com outros métodos, mas nem de perto de uma forma tão rápida e eficaz. Sendo assim vou deixar aqui uma pequena lista de vantagens que o vão ajudar na motivação da construção de uma boa estrutura.

1 – Atrair Leads mais rapidamente

Não há forma melhor de se atrair leads do que com o Marketing de Conteúdo. Primeiramente porque se for feito de forma correta, não soa como algo comercial, e sim como algo que procura responder a perguntas e a resolver problemas. As pessoas sentem-se ainda mais seguras e confiantes em deixar o contato delas consigo.

Além disso, é possível criar por exemplo, um ebook, um webinar ou uma sequência de vídeo aulas, gratuitamente, mas que entregue valor para o seu potencial cliente, em troca do seu e-mail ou telefone. Esta estratégia é bastante forte, mas vou deixar essa parte, para comentar num outro tópico posteriormente.

2 – SEO e Crescimento Orgânico

Com artigos de blog de qualidade e publicações partilhadas que apontam para o seu site, é bem comum que o seu score de SEO se torne algo incrível. As vantagens disso são várias, mas em primeiro lugar está o aumento do número de acessos ao seu site sem pagar nada por isso.

E o melhor é que normalmente o Marketing de Conteúdo permite o que chamamos de aumento da autoridade do domínio. Conforme outras pessoas referenciam o seu site e os conteúdos, mais fácil fica para se posicionar nas primeiras páginas, mesmo que o artigo criado seja bastante recente.

3 – Marketing Espontâneo

Muitas pessoas que se sintam satisfeitas com o seu conteúdo vão sentir-se compelidas a partilhar com outras. O que chamamos de viralização é uma fórmula mágica que acaba por criar milionários do “dia para a noite”. Quem sabe aproveitar uma boa oportunidade viral, acaba por sair a ganhar e muito!

4 – Fortalecimento da Marca

A sua marca acaba por se tornar uma autoridade no assunto com o passar do tempo. Conforme eu lhe irei explicar na próxima sessão, é possível ter vários benefícios ao se criar uma estrutura de marketing. Entre eles estão a própria imagem do seu negócio.

Quanto mais forte ela for, mais garantidos serão os lucros e os resultados. Tudo isto gira em torno do conteúdo que você irá promover para os seus clientes.

5 – Educar o Mercado e Fidelização de clientes

Quando você ensina os seus clientes da forma correta de se fazer uma tarefa ou de se conseguir o que se procura é inevitável que você alcance um bom resultado. Sendo assim, é interessante que consiga sempre mostrar soluções úteis e conteúdo de qualidade.

Os clientes acabam por se sentir bem tratados e “cuidados”, e isso já é suficiente para garantir a fidelização da maioria deles. Resultados assim, precisam sempre de ser preservados com melhores conteúdos.

6 – Clientes novos saem mais barato

Principalmente com o tempo você acaba por criar uma longa lista de leads e pessoas interessadas. Isso facilita todo o processo de vendas quando você produz conteúdos novos e quer vender novos produtos. Tudo vai depender da sua dedicação com aquelas pessoas que você obteve contato.

Os investimentos para se encontrarem novos clientes começam a baixar, e muito. Principalmente por conta dos fatores anteriores, como o fortalecimento da marca e o tráfego orgânico. Vários clientes vão comprar-lhe, por conteúdos que você escreveu meses ou até anos atrás.

As indicações tornam-se mais constantes, assim como as novas vendas.

2 14 - Marketing de Conteúdo - Tudo o que você precisa saber para vender mais
Utilize estratégias que irão trazer mais leads até si

Funil de Vendas

Uma estrutura de Funil de Vendas é exatamente o que você precisa para começar a fazer as suas primeiras vendas como afiliado. Muitas pessoas infelizmente insistem em estratégias que tentam evitar a criação de conteúdo, mas esta não é uma boa ideia para um negócio online.

Ignorar as vantagens listadas anteriormente não é desafiar-se, é basicamente tentar ganhar uma maratona correndo dentro de um saco de batatas. O desperdício de tempo, recursos e energia são realmente um problema para quem ignora uma boa estrutura de Marketing de Conteúdo.

Sendo assim, resolvi colocar aqui os 5 estágios de um Funil de Vendas completo. Mais detalhes podem ser vistos no meu ebook gratuito sobre os 7 passos para criar um negócio online. Então aproveite e no final deste artigo clique no link para poder baixá-lo.

1 – Atração

Nesta primeira etapa o foco é atingir o maior número de pessoas possível. Com ela você estará preocupado em criar conteúdos que atraem pessoas que estejam interessadas no seu nicho e sub-nicho de mercado. Para isso, é necessário fazer um estudo de conteúdos e palavras-chave da sua concorrência.

Recomendo que você recolha 10 links de sites que são concorrentes ao seu e que estão nas primeiras posições do Google do seu nicho. Então você poderá aceder à ferramenta Ubersuggest e insere um link de cada vez.

Na análise desses sites, encontre os links com maior valor de oferta e acessos para descobrir quais as palavras-chaves e assuntos você deve trabalhar.

Assim sendo, comece a criar todos os tipos de artigos possíveis e publicações nas redes sociais, utilizando essas palavras-chave. O objetivo é criar conteúdo que as pessoas estejam à procura e capturar leads.

2 – Captura

Aqui é onde você consegue o contato das pessoas que estão mais interessadas no seu conteúdo. Para isso, será necessário o que falámos uns parágrafos atrás, ou seja, criar um info produto para disponibilizar gratuitamente (ou não), podendo ser qualquer um dos exemplos referidos, tais como, ebook, webinar, sequência de vídeo-aulas, etc.

O que importa mesmo é entregar à pessoa algo que esteja dentro do nicho de forma gratuita em troca de uma forma de contato com ela.

3 – Campanhas de Marketing

Aqui você fará disparos de e-mail marketing ou de qualquer outra forma de contato que você tenha capturado. O objetivo ainda não é vender algo, mas sim selecionar as leads mais interessadas no seu nicho. Você pode dividir essas leads por tags que mostram o comportamento e interesses de cada uma delas.

Não são necessárias muitas etapas, eu mesmo não gosto de passar de 3, mas fica ao seu critério.

4 – Venda

Agora que você tem um “punhado” de leads altamente qualificado, chega a etapa da venda. Neste momento sim, é a altura de apelar e trazer vários gatilhos mentais para induzir à compra. Normalmente esta não é uma tarefa tão difícil, afinal de contas a pessoa já passou por etapas de aprovação e comprometimento.

Ela já o vê a si e ao seu negócio como quem tem autoridade e habilidade no assunto. É muito mais difícil que alguém nesta etapa deixe de confiar no que você diz.

Mas ainda que não seja possível vender a todos, o contato ainda está lá disponível para novas campanhas e produtos.

5 – Fidelização

O trabalho não pára na venda. Embora seja interessante assinalar as leads que já compraram, você não pode pensar que elas nunca mais lhe vão comprar. É verdade que alguns produtos não possuem um meio de se fazer vendas recorrentes, mas entretanto você pode vender outros.

Além disso é importante passar a impressão de que você não esteve com a lead só até ao momento da compra. Você quer ajudá-la, você quer vencer com ela!

4 13 - Marketing de Conteúdo - Tudo o que você precisa saber para vender mais
Marketing de Conteúdos – A melhor forma para gerar vendas recorrentes e leads de qualidade

Conclusão sobre Marketing de Conteúdo

Aposto que depois desta viagem de conhecimento, você está bem mais preparado para encarar uma nova estratégia de trabalho.
Agora, aproveite para baixar o meu ebook “7 passos para criar um Negócio Online”, pois ainda está completamente grátis! Nesta edição, é possível encontrar toda a estrutura necessária para se vender mais com este tipo de estratégia.

Então clique aqui para baixar este ebook sem qualquer custo e melhore as vendas e desempenhos do seu negócio.

Qualquer dúvida que possa ter, fico à disposição para responder nos comentários.

Um forte abraço e muito sucesso!

Read previous post:
programas de afiliados
Quais os Melhores Programas de Afiliados – Fique por Dentro

Close